segunda-feira, 28 de outubro de 2013

  
 
 
BONECA-DA-CHINA 1
 
 
Um amigo pediu-me para lhe identificar uma árvore que tem no jardim. Como desconhecesse tal exemplar, enviei uma foto da folhagem e flor para um forum de identificação de plantas do Dave’s Garden e, pouco depois, lá apareceu a possível idenficação científica, que confirmei no Google.
 
 
 
É uma Radermachera sinica, conhecida vulgarmente em inglês por China Doll, ou Serpent Tree.
 
 
 
 
 A Boneca-da-China, ou Árvore-serpente, é uma planta de folha permanente e crescimento rápido que só a partir da década de 1980 começou ser comercializada pelos centros de jardinagem como planta de interior, muito apreciada pelo verde brilhante da sua folhagem e por tolerar bem os ambientes secos e aquecidos das habitações. Nestas circunstâncias, e num vaso grande, pode alcançar os 3 metros de altura, mas, normalmente, não chega a florir.
 
 
 
 
Como exemplar de jardim a Radermachera sinica é uma árvore que pode atingir os 30 metros de altura e um tronco com 1 metro de diâmetro. É originária do sul da China e o nome científico é uma homenagem a Jacobus Radermacher, naturalista alemão do séc. 18, que catalogou a flora de Java e Sumatra. O qualificativo sinica significa "oriunda da China". 
 
 
 
  
 
As flores são grandes campânulas, de curiosa forma antes de abrirem completamente. Há exemplares de flores brancas, amarelas e também púrpura. Depois da floração, que dura poucos dias, podem aparecer umas vagens muito finas e compridas que contêm sementes aladas, para mais facilmente serem dispersas pelo vento.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário