quinta-feira, 24 de outubro de 2013




CORNISO-DOS-HIMALAIAS
 
  
Foi difícil encontrar um nome comum em português para o científico Cornus capitata, como é classificada esta curiosa árvore de folha perene, originária dos Himalaias. Apenas se encontra referido no portal do Jardim Botânico do Porto como "Corniso-de-Bentham". E só no «Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa» se encontra a definição de corniso na acepção botânica.
  
 
  
 
 
 Em inglês a árvore é conhecida por vários nomes comuns, sendo o mais popular "Himalayan strawberry tree", uma referência clara ao aspecto dos seus frutos que lembram morangos, frutos que têm um diâmetro médio de 2,5 cm.
 
 
 
As verdadeiras flores, que aparecem em Junho e Julho, são pequenas massas esféricas de um verde claro, com mais ou menos 1 cm de diâmetro, rodeadas normalmente por quatro brácteas de um amarelo claro, de 4 a 5 cm de comprimento, como se pode ver na primeira série de fotos dedicadas à floração, obtidas em meados de Junho deste ano.
 
 
 
 
 Os frutos amadurecem de Outubro a Novembro. As fotos dos frutos foram obtidas em vários dias deste mês de Outubro e em diferentes horas do dia.
 
 
 
 
  
Tais frutos são comestíveis, embora algo insípidos, pelos menos os desta árvore, talvez devido às condições edafoclimáticas. Mesmo assim os pássaros parecem gostar do sabor, como mostra uma das fotos com os "morangos" já depenicados.

 
 
É fácil a propagação desta árvore por sementes. Foi através das sementes retiradas de uns frutos que a colega e amiga Fernanda Sal me ofereceu em meados dos anos 80 que, depois de secas, consegui fazer germinar num estufim e obter os dois exemplares que agora tenho, sendo este o mais desenvolvido e com frutificação mais abundante. 

 
 
 
 
 
  
Fernanda Sal  dixit: "Ainda existem ?!? Fomos nós que lhe trouxemos 2 frutos, já esmagados, dados pelo proprietário de um ateliê de cerâmica e pintura numa aldeia dos arredores de Sintra, arbusto ainda jovem e que ele tinha trazido dos Himalaias... Mas há quanto tempo já !!!..."
 
 

 Dado que esta árvore - Cornus capitata - descende em linha recta de um exemplar trazido dos Himalaias prefiro designá-la por Corniso-dos-Himalaias e não por "Corniso-de-Bentham", por ser um nome mais fácil de memorizar e, até, por já existir o Corniso-do-Japão (Cornus kousa), de flor branca e de frutos muito parecidos com estes.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário