domingo, 25 de agosto de 2013


SUMAÚMA-BASTARDA








A Sumaúma-bastarda (Araujia sericifera) é uma trepadeira perene, nativa da América do Sul, que pode atingir entre os 5 e os 7 metros de altura, ou enredar-se em si própria num emaranhado de ramos e folhas, como neste caso, embora esteja parcialmente agarrada a uma grade que encima um muro. Quando se corta qualquer parte desta planta ela liberta uma desagradável seiva branca pegajosa. É de rápido crescimento, estando nesta altura em plena floração e já com alguns frutos. As flores, de cerca de 2 cm de diâmetro, são geralmente polinizadas por borboletas e abelhas. 






 

 No blogue “Dias com Árvores” (http://dias-com-arvores.blogspot.pt/2009/09/trepadeira-cruel.html) consideram-na uma “trepadeira-cruel” por causa do “tratamento que dá aos insectos: sem ser carnívora, e portanto sem tirar qualquer proveito desse gesto, usa o pólen pegajoso para os aprisionar; só quando a flor murcha é que eles se libertam, se não for já tarde de mais para isso”. Os frutos em forma de pera, quando maduros, podem atingir mais de 10 cm de comprimento e contêm grande número de sementes pretas agarradas a finos fios sedosos, o que lhes permite uma fácil dispersão pelo vento quando o fruto, já seco, se abre ao meio e as vai libertando gradualmente.






 

Esta Sumaúma nada tem a ver com a verdadeira Sumaúma que pode obter-se de 3 espécies diferentes de árvores: a Ceiba pentandra, a Ceiba insignis e a Ceiba speciosa, a que os brasileiros chamam Paineira, da qual existe um belo exemplar no Jardim da Estrela, em Lisboa.       

3 comentários:

  1. Cores fantásticas, principalmente as vermelhas. Lindas todas elas.

    Abraço
    Júlia

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma invasora destas no meu quintal e vou destrui-la porque está a libertar sementes.

    ResponderEliminar