domingo, 24 de novembro de 2013




VINHA-VIRGEM-DO-JAPÃO

 
 
 
 
A Vinha-virgem-do-Japão, ou Hera-japonesa (Partenocissus tricuspidata), é uma trepadeira lenhosa, de folhagem ornamental e dotada de fortes gavinhas adesivas, que a tornam capaz de se fixar a muros e paredes das casas. Pode crescer até 30 metros ou mais, em altura e comprimento. As folhas são simples, de um verde brihante, com margens serrilhadas, muito semelhantes às folhas da parreira.
 

 
 
No Outono, as folhas, gradualmente, adquirem tons vermelhos e acobreados, antes de caírem no Inverno. As flores são esverdeadas e quase passam despercebidas por debaixo das folhas. Os frutos assemelham-se a pequenas uvas arroxeadas, dispostos em cachos. Está indicada para cobrir muros, paredes, troncos de árvores e cercas. Por cobrir e sombrear paredes esta vinha-virgem é uma alternativa económica para refrescar as casas no Verão.
 
 

 
As folhas, dispostas em escamas, também protegem as paredes das casas e os muros da chuva, funcionando mais uma vez como isolante natural. Caso seja necessário é fácil removê-la, bastando para isso cortar o seu caule principal e aguardar que as gavinhas sequem para, então, a arrancar sem danificar o reboco da parede.
 
 
Há ainda a Vinha-virgem-da-Virgínia, ou Hera-americana (Partenocissus quinquefolia) e a Vinha-virgem-da-China (Parthenocissus henryana), sendo esta última muito menos vulgarizada, mas como as folhas de ambas, nesta altura, já cairam totalmente, não é possível mostrar agora qualquer fotografia. Através da designação científica poderão encontrar no Google imagens de qualquer delas e ver bem o que as diferencia.  
 

2 comentários:

  1. Gosto imenso de visitar o " pilriteiro." Aprendo sempre algo de novo e, por isso agradeço.

    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar
  2. Gosto de ver as paredes cobertas com esta trepadeira: verde no Verão e muito bonita no Outono.
    Abraço.

    ResponderEliminar