terça-feira, 12 de novembro de 2013



TROMBETEIRA


A TROMBETEIRA (Brugmansia suaveolens), anteriormente identificada como Datura suaveolens, é um arbusto que atinge facilmente 2 ou 3 metros de altura. Entre outros nomes populares também é conhecida por Cálice-de-Vénus, Trombeta-de-anjo, ou simplesmente Datura.

 



 
As folhas são grandes, ovais e de um verde muito bonito quando atravessadas pelo sol da manhã. As flores, em formato de trombeta, são pendentes, simples, de cerca de 30 cm de comprimento, com um perfume um pouco inebriante, sobretudo à noite.
 
 

 
 
 São em geral de coloração branca ou amarela, mas já há variedades híbridas de muitas outras cores. Como é uma planta bastante atractiva, mas tóxica, deve ser utilizada nos jardins longe do alcance das crianças.


 




Mesmo os adultos deverão manuseá-la com alguns cuidados, usando luvas e não levar qualquer folha ou flor à boca. Estas fotos foram obtidas em várias fases do desenvolvimento da floração  e  em diferentes horas do dia. Elejo como as mais originais as que mostram as folhas e as flores atravessadas pelo sol da manhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário