sábado, 7 de setembro de 2013



RÍCINO






 

O Rícino (Ricinus communis) é um arbusto originário de África e da Índia. Tem um caule grosso e lenhoso, mas oco. As folhas são grandes, de vários tons de verde contrastando com o vermelho dos frutos, que têm o aspecto de pequenos ouriços. Cada fruto tem 3 cavidades, cada uma com uma semente parecida com um feijão grande e brilhante. Quando estes frutos estão maduros - e bem secos - abrem-se de tal modo que conseguem projectar as sementes a mais de dez metros de distância, sendo este um processo natural de a planta se perpetuar. 
 
  
 

É um arbusto cultivado como ornamento em jardins de toda a Europa Meridional, pelo efeito espectacular das suas cores. Nos países mais quentes é cultivado para a extracção do óleo. É muito sensível à geada, pelo que, no nosso clima, deve ser cultivado em local abrigado, por exemplo junto de uma parede que o proteja dos ventos frios do norte.




Atenção: as sementes do Rícino são altamente tóxicas, devido a uma proteína chamada ricina: a ingestão de mais de 8 destas sementes pode causar a morte de um adulto; mais de 3 pode matar uma criança. No processamento industrial das sementes, para obtenção do óleo de rícino, o veneno não fica no óleo, mas nos resíduos prensados. Este óleo é ainda hoje usado como um dos laxativos vegetais mais suaves, mas a sua importância económica é na indústria química, podendo também ser utilizado como matéria prima para o fabrico de biodiesel.  

1 comentário:

  1. Olá, Augusto:

    Gostei de saber.
    Estas coisas são sempre muito interessantes.

    Abraço
    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar