quinta-feira, 5 de setembro de 2013



AVOADINHA





A Avoadinha (Coniza canadensis) foi uma planta importada da América do Norte em 1655 para um jardim botânico francês. Dadas as características das suas sementes, facilmente transportáveis até por uma leve aragem, a partir de tal jardim, em breve se espalhou por toda a Europa, sendo hoje uma autêntica praga que invade tanto terrenos cultivados, como incultos, conseguindo mesmo crescer entre as pedras de uma calçada, ou de um passeio. 



 
É uma praga que temos de arrancar antes que as flores abram e as sementes, já secas, sejam levadas pelo vento, para que, nos anos seguintes, não a vejamos multiplicar-se cada vez mais. Em Portugal encontra-se do Minho ao Algarve. Mas nem é sequer uma planta agradável à vista com o seu caule fusiforme, que pode atingir mais de um metro de altura, um pouco peludo, de folhas alongadas e estreitas e pequenas flores esbranquiçadas. 




 Tem uma grande capacidade de resistência a altas temperaturas e às secas. Embora seja uma planta resinosa consegue resistir às queimadas para limpeza dos terrenos. 

  


Nos Estados Unidos e Canadá é muito apreciada pelas suas virtudes medicinais, como um anti-hemorrágico e vermífugo, sendo-lhe ainda atribuídas propriedades diuréticas.
 

1 comentário:

  1. Uma grande praga!
    Até na vinha conseguem ser mais altas que as latadas. Depois a limpeza é feita lavrando o terreno e as sementes ficam, para depois voltarem a renascer alegremente!
    Um abraço - Rosa

    ResponderEliminar